fbpx

Já consideraste usar um sistema CRM para auxiliar a gestão das tuas vendas?

Um software de Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta destinada a melhorar o relacionamento com os clientes existentes, e facilitar a prospeção de novos negócios.

No artigo de hoje vais conhecer os principais benefícios deste sistema, e porque deves considerar implementá-lo no teu negócio.

Os 5 principais benefícios do CRM na gestão estratégica de vendas

O software CRM consiste numa ferramenta de recolha, organização e gestão de dados de clientes de um determinado negócio.

Através deste sistema, podes registar as informações relacionadas com os teus clientes (ativos e potenciais), bem como os resultados das vendas.

Com todas estas informações centralizadas, o software gera relatórios importantes para a tomada de decisão e criação de novas estratégias.

Há pesquisas que indicam que o uso do sistema de CRM pode aumentar a taxa de retenção e melhorar a faturação do teu negócio.

Queres conhecer mais benefícios? Apresento-te, a partir de agora, alguns dos principais!

1 – Melhora o controlo de vendas

Através do CRM, podes obter um relatório com as ofertas disponibilizadas aos teus clientes, de forma mais efetiva.

Com estes registos, consegues perceber quando uma venda foi perdida, e retomar o processo para tentar novamente fechar o negócio.

Este controlo mais preciso sobre o teu processo de vendas é importante para identificares pontos de melhoria e, assim, otimizares a tua abordagem.

2 – Melhora o controlo da tua carteira de clientes

A prospeção costuma ser um dos maiores desafios para aumentares a tua carteira de clientes, e este é mais um ponto que pode ser melhorado com o CRM.

Com o auxílio do sistema, a cada contacto que fazes com o teu potencial cliente, podes perceber a evolução do interesse do mesmo. Assim, ganhas uma maior noção sobre as possibilidades de o tornares num cliente efetivo.

E, desta forma, podes ter um panorama completo das propostas feitas e, ainda, efetuar o follow-up, para garantir a fidelização.

3 – Acompanhamento individual dos clientes

O acompanhamento dos teus clientes faz parte da rotina quando trabalhas com vendas. Assim, automatizar este acompanhamento com o CRM pode facilitar o teu trabalho e otimizar a tua gestão de tempo.

Com apenas alguns cliques, podes ter acesso a cada um dos teus prospects e clientes, e visualizar o estado da proposta. Isto é, quem decidiu avançar com a compra ou não.

Sabes que o processo de venda, desde a oferta até a conversão não é fácil. Por isso, ter uma ferramenta que permite gerir estas etapas, torna tudo mais simples.

4 – Melhora o relacionamento com os clientes

Menciono sempre a importância de manteres um relacionamento próximo com o teu público. Lembra-te que a identificação entre o cliente e a marca é fundamental para melhorares as tuas vendas.

Neste sentido, utilizares o sistema Customer Relationship Management é uma grande mais-valia para o teu negócio.

O software funciona como uma plataforma de gestão de relacionamento e ajuda-te a perceber se a tua oferta é capaz de corresponder às necessidades de um potencial cliente.

Por isso, esta ferramenta permite-te ter um atendimento mais personalizado, para que possas melhorar a tua estratégia de vendas.

5 – Gestão de resultados

Um bom acompanhamento dos resultados é uma das etapas mais importantes, quando trabalhas com vendas.

Ao avaliares o desempenho obtido num determinado período, podes perceber o que precisa de ser melhorado e quais as estratégias que estão a funcionar.

Através dos relatórios obtidos com o CRM, podes ter este feedback de forma mais prática.

Aproveita as vantagens da tecnologia para melhorares o teu negócio, e considera implementar o sistema CRM na tua gestão de vendas.