fbpx

Ano após ano, os hábitos de consumo mudam e, com isso, o mercado de vendas evolui.

Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes. Não só em relação aos produtos e serviços, mas também em relação ao atendimento que recebem.

E isto reflete-se diretamente na forma como o vendedor age diante de um cliente. Afinal, para atrair e satisfazer o consumidor é preciso reunir técnicas de persuasão e outras competências.

Mas, será que possuis as características necessárias? É exatamente sobre isso que vou falar no artigo de hoje.

6 características que os profissionais de vendas devem trabalhar

Vendas: O que precisas de ter para te tornares uma profissional de vendas assertiva

Para entenderes que características deves ter para te tornares numa vendedora de excelência, deves pensar, primeiramente, como um consumidor.

O que mais valorizas num atendimento, quando estás “do outro lado”? Atenção, organização e uma boa comunicação são alguns dos pontos que aposto que passaram pela tua cabeça.

Mas, as habilidades que um bom vendedor deve ter vão muito além disso.

Continua a leitura e fica a saber as 6 características que precisas de trabalhar para te tornares um vendedor de sucesso.

1 – Inteligência emocional

É possível que durante um atendimento sintas um misto de emoções: ansiedade, raiva, angústia, frustração, entre outras.

Por isso, é fundamental que aprendas a controlar e a lidar com estes sentimentos. Isto permite que te consigas manter firme e confiante nos teus argumentos, durante toda a negociação.

Além disso, quando te mostras confiante perante o consumidor, ele vai-se sentir seguro em fazer aquela compra. Isto porque sente que está a falar com alguém que sabe o que está a comunicar.

2 – Conhecimento técnico

Quando um cliente está à procura de algum produto, ele deseja ouvir do vendedor quais os benefícios que terá ao adquiri-lo.

Por isso, é fundamental que estudes as características do produto/serviço.

Isto poderá ajudar-te a persuadir o comprador. Afinal, o teu conhecimento será uma mais-valia para convenceres o cliente a avançar.

Além disso, o conhecimento técnico contribui para a qualidade do atendimento, pois faz com que toda a experiência seja marcante. E isto é um ponto fundamental na fidelização.

3 – Saber ouvir

Tão importante quanto saber comunicar, é saber ouvir o que o cliente está a dizer. Esta competência é uma das principais características para te tornares uma vendedora bem-sucedida.

Presta atenção ao que ele realmente procura, antes de o sobrecarregares com inúmeras informações de uma só vez.

Assim consegues oferecer a solução mais adequada.

4 – Criatividade

Possuir esta característica é o que pode mudar totalmente a tua habilidade de vender. Isto porque ser-se criativo no setor das vendas é um dos principais fatores diferenciadores.

Os melhores vendedores são aqueles que veem oportunidades nas diversas situações, de maneiras diferentes.

O pensamento criativo permite que ofereças soluções que outros vendedores não veem, tirando o melhor proveito das oportunidades apresentadas.

Além de que uma boa dose de criatividade é fundamental para fazer a melhor divulgação de um produto/serviço.

5 – Honestidade

Na maioria das empresas, a venda é sempre o mais importante, passando, muitas vezes, por cima dos valores humanos. Mas, até que ponto podemos levar isso dessa forma?

Certamente que sabes que quando se trata de vendas, há mais desvantagens do que vantagens em ser honesto.

Contudo, isto acaba por manchar não só a tua reputação, mas a imagem da empresa. E depois, até os trabalhadores honestos pagam pelos atos de má fé, cometidos por terceiros.

6 – Persistência

Antes de mais, preciso de te dizer uma coisa: Existe uma diferença entre ser persistente e ser teimosa. E, saber diferenciar estas características é muito importante, quando se trata de vendas.

Isto porque a persistência consiste em saber reconhecer bem as oportunidades e oferecer aquilo que o cliente procura, de acordo com as suas necessidades.

Já a teimosia é o simples facto de insistir, mesmo que sem argumentos, em algo que não fará sentido para o consumidor. Ou seja, apenas com o intuito de vender.

Guarda estas dicas para que as possas praticar e aplicar na tua rotina de vendas. Com treino e dedicação, com certeza que o teu atendimento será recompensado.