Apesar de vivermos na era digital, não nos podemos esquecer de que as pessoas compram de pessoas. E, nesse sentido, o atendimento humanizado é mais importante do que nunca!
Sabemos que o marketing moderno pode, por vezes, parecer uma grande contradição. Isto é, as pessoas querem a tecnologia e as experiências mais inovadoras, mas também desejam a personalização e a interação humana.
Mas, afinal, como podemos enquadrar estas duas realidades?
Atendimento humanizado: Como o aplicares para aumentares os teus resultados
A conexão emocional é extremamente importante. Isto porque, o vínculo entre um consumidor e a marca influencia a preferência e a fidelização.
Sabias que um estudo recente, feito pela empresa Motista, uma empresa de inteligência artificial, confirmou que as marcas com um forte envolvimento emocional beneficiam de 50% mais interações, do que as restantes marcas?
Isto leva-nos a concluir que, se as pessoas não tiverem esse tipo de conexão com a tua empresa, estarão muito mais propensas a trocar-te por algum concorrente.
Para te ajudar a humanizar o teu atendimento, trago-te 4 dicas de ouro:
1 – Mostra quem é a pessoa por trás da marca
A maneira mais fácil de humanizar uma marca é, como o nome indica, mostrar os humanos por trás dela.
E não estou a falar de apresentar apenas a cara do fundador. Mostra as pessoas que trabalham contigo e as suas histórias, gostos, insights…
Partilha testemunhos reais de clientes. Afinal, eles são as pessoas mais importantes do teu negócio!
2 – Descobre o teu “porquê” e comunica-o
Aqueles que realmente entendem o seu “porquê” encontram maneiras de aplicar e de comunicar esse propósito a toda a hora.
Isto é: partilha quem és, o que fazes e porque o fazes. No fundo, significa comunicares a tua missão e como podes ajudar o teu público, de uma forma real e prática.
Além de despertares a atenção do teu cliente, caso ele se identifique contigo, vai também criar um sentimento de pertença.
3 – Prioriza a transparência, SEMPRE
Usa a transparência como um fator diferencial, para te conectares com as pessoas de uma forma mais verdadeira.
Deixa que as pessoas vejam quem realmente és, com todas as tuas virtudes e imperfeições. Assim, demonstras que a tua marca é transparente e gerida por pessoas reais, com uma voz autêntica.
4 – Considera as emoções do teu público
Há quem diga que no final do dia as pessoas não se vão lembrar de ti, mas sim da forma como as fizeste sentir.
Por isso, se a tua experiência for memorável, ou seja, se despertas emoção nos teus clientes, isto indica que estás a construir uma marca de sucesso.
Certifica-te de que providencias uma boa experiência, no seu todo. Um atendimento humanizado não se foca apenas no ato da venda, mas também no que acontece a seguir.
Isto é, em como os teus clientes se sentem depois de comprar o teu produto ou serviço.
O truque é fazeres com que eles se apaixonem pela tua marca, para que fiquem satisfeitos e voltem a comprar.
Assim, usa e abusa do atendimento humanizado, para criares relacionamentos fortes com os teus potenciais clientes. É vital que te lembres que o teu público é humano, em primeiro lugar, e só depois cliente!