fbpx

Como vender online: 5 dicas para quem não percebe nada de vendas

Lê este artigo e descobre como podes otimizar o teu negócio online e vender mais com três simples passos.

Se odeias vendas, não estás sozinha! A maioria das pessoas foge do processo de venda porque o considera desconfortável e invasivo. E muitas destas pessoas que detestam vender são… Empreendedoras! 

Dá que pensar, não?

Enquanto cliente, quase de certeza que já tiveste algumas más experiências com vendedores. Abordagens agressivas, demasiada insistência, pressão para tomar uma decisão… Todos já passámos por uma situação destas e todos nós recordamos uma ou outra ocasião em que o vendedor foi realmente intrusivo. 

Mas.. E as boas experiências de compra? Recordas-te delas? Daquela vez em que estavas à procura de um presente para uma pessoa especial e a vendedora te ajudou a encontrar o que querias, com paciência e dedicação? Ou quando foste comprar algo para ti e tiveste a opinião de alguém formado e com experiência para te ajudar na decisão final?

As experiências de venda positiva podem marcar tanto como uma experiência negativa, com uma grande diferença: um cliente que tem uma boa experiência tem muito mais probabilidade de voltar a comprar. Por isso, o teu objetivo deverá sempre proporcionar a melhor e mais prazerosa experiência possível ao teu cliente.

E como posso criar experiências de venda positivas?

Vender não tem de ser incómodo nem tem de te colocar numa posição em que sentes que estás a invadir a privacidade dos teus clientes. Vender pode significar realmente ajudar alguém a chegar a um objetivo.

Se odeias vendas, mas precisas de vender para o sucesso do teu negócio, tenho algumas dicas para ti.

  1. Perde os preconceitos

Um preconceito comum em relação às vendas é que é preciso ter um “dom” ou um talento natural para conseguir vender. Não é verdade! Saber vender é uma competência que se adquire com treino e estudo, tal como formatar tabelas de Excel ou gerir equipas. 

O primeiro passo para fazer as pazes com as vendas é mesmo assumir que, mesmo que sintas que não tens jeito nenhum, é algo que podes trabalhar e melhorar ao longo do tempo. 

  1. Aprende a identificar os teus clientes

Às vezes, perdemos tempo a tentar vender algo que simplesmente não está disposto a ser nosso cliente. Isto pode acontecer por muitos motivos:o cliente pode não ser (de todo) o teu tipo de cliente ou ainda não estar na fase em que irá realmente tomar uma decisão e fazer a compra.

Não há problema nenhum! Afinal, não podemos comprar tudo, certo? E se tens um bom produto, um produto com características para as quais existem compradores e nas quais tu acreditas, então podes vendê-lo. Só tens de aprender a identificar os teus clientes.

Depois de conseguires identificar o perfil do teu cliente, torna-se muito mais fácil vender, pois irás comunicar diretamente com as pessoas que têm potencial para comprar o teu produto.

  1. Aprende a diferenciar as diferentes etapas de compra

De uma forma genérica, o processo de compra é composto por 5 etapas diferentes: descoberta, reconhecimento, consideração, decisão e pós-compra. Na prática, isto significa que o cliente pode precisar de algum tempo e diferentes níveis de informação até efetivamente fazer a compra.

Não é preciso estudar o funil de venda a fundo, mas, para conseguires chegar a cada cliente da melhor forma, deves adaptar a comunicação a cada uma das fases, proporcionando a informação, o tempo e as alavancas necessárias para que o cliente tome a decisão.

  1. Foge da conversa de vendedor

Sim, leste bem. Esquece a conversa de vendedor, em que desfias as dezenas de qualidades e características do teu produto… A não ser que tenhas um produto muito específico, o mais provável é haver centenas de outros produtos iguais no mercado.

A tua diferenciação não reside no teu produto, mas sim na tua marca e nos valores que estão por trás dela. Quem tu és, como criaste a tua marca e a tua história são os fatores que te distinguem da concorrência.

Contar a tua história e a história do produto  é o truque para o conseguir vender sem te aperceberes de que o estás a fazer.  

  1. Aprende a lidar com a rejeição

Não há forma simpática de dizer isto: a rejeição faz parte da venda. Mesmo que estejas a contar a tua história, mesmo que o cliente esteja interessado no teu produto, vais sempre ouvir alguns nãos. E é neste ponto que eu acredito que entra a dica mais importante de todas: define o porquê do teu negócio.

Porque é que fazes isto? Porque é que vendes o que vendes? Quais são os teus objetivos? Será mais fácil lidar com as rejeições se tiveres os teus objetivos (e, consequentemente, os da tua marca) bem alinhados.

Vende-te mais: aceitas o desafio?

Se não sabes como podes definir o porquê do teu negócio, nem encontrar o perfil do teu cliente ou aprender a comunicar a história e os valores da tua marca, inscreve-te no desafio Vende-te mais, um workshop gratuito com a duração de 5 dias onde te vou ensinar alguns truques para dares um novo rumo ao teu negócio.

Neste desafio, que não tem qualquer custo para ti, vais aprender a criar proximidade e empatia com o teu cliente, a definir os valores da marca e a conhecer o perfil do teu cliente ideal. É um desafio que corre ao longo de cinco dias, com:

  • Uma masterclass em direto no Facebook;
  • Acesso a uma comunidade com os mesmos desafios que tu; 
  • O meu feedback direto;
  • Algumas surpresas.

Mas eu não tenho uma loja, Regina. Posso inscrever-me no desafio? 

Este desafio é para todas as pessoas que têm um negócio e querem vender mais. Adequa-se a quem tem lojas e a prestadores de serviços que sentem que não estão a conseguir chegar ao cliente da forma que gostariam.

Contigo contigo? O workshop começa no dia 14 de junho. Os lugares são limitados, mas ainda tenho algumas vagas disponíveis. Podes inscrever-te aqui