fbpx

Gestão de tempo

Ontem em conversa com uma cliente e amiga, ela dizia-me que agora não tem tempo para nada porque tem as encomendas de Natal.
Perguntei-lhe como era a vida e o tempo dela há 2 meses atrás (embora eu soubesse a resposta). Ela pensou um bocadinho e… respondeu que estava a lançar e promover as novidades.

Perguntei-lhe ainda, como será em Janeiro? Respondeu rapidamente que vai ter Saldos e vai estar a carregar baterias e é sempre um mês mais fraco em termos de vendas e…

E?…

digo eu: podes agir de um modo diferente ou agarrar-te a desculpas. Sobretudo quando estamos “presos” no ciclo do calendário comercial é fácil agarrarmo-nos à ideia de que não temos tempo e depois temos um pouquinho mais de tempo, mas entra menos dinheiro. O que é normal! É mesmo assim!

E depois vem o dia do Pai e o Carnaval e a Páscoa e o dia da mãe e…
É um ciclo que se repete todos os anos. Se não formos rigorosos ao apostar no nosso desenvolvimento e formação esse ciclo vai acabar por destruir o nosso negócio. Porque nos “prende” e acabamos por estagnar na aprendizagem. Quando damos conta, passaram anos sem que investíssemos em nós e consequentemente naquele negócio que amamos e que deixámos que fosse a desculpa para nos limitarmos.
A minha questão é: se não tivermos 15 minutos por dia, de vez em quando, para investir em nós e no desenvolvimento do nosso negócio? Outros terão! E o nosso negócio ficará desatualizado.
Para a minha amiga isto fez sentido. Estava todos os dias a adiar investir na sua formação e desenvolvimento escondendo-se atrás de um calendário que não pára. Que não se compadece com desculpas.
E tu? Também te escondes e limitas atrás da roda que é o calendário comercial??