O comércio nas redes sociais ocorre quando uma determinada marca usa diversas plataformas sociais para criar uma experiência de compra.
O objetivo é que este processo seja mais personalizado, próximo e direcionado para os clientes.
A tecnologia está em constante evolução. Isto significa que, ao mesmo tempo, as grandes plataformas sociais estão a fazer investimentos consideráveis nas ferramentas de venda.
Desta forma, uma vez que as diferentes redes procuram manter altas taxas de crescimento, as vendas online poderão ser, provavelmente, uma peça-chave na tua estratégia. Continua a leitura para saberes mais!
Comércio online: O poder das redes sociais
Hoje em dia, as APPs de comunicação representam muito mais do que meios para socializar com os amigos e familiares.
Muitas plataformas atuam como mecanismos de descoberta e construção de marcas.
Isto porque, com o impacto da COVID-19, houve um aumento no mercado online em geral. Por um lado, os consumidores procuravam alternativas de compra e, por outro, as empresas focaram-se em estabelecer a sua presença online.
Neste sentido, os empreendedores que desejam investir no e-commerce social, devem entender a dinâmica por trás desta tendência.
Para te ajudar nesta missão, reuni 5 razões pelas quais deves investir neste tipo de comércio.
1 – Estamos na era das compras digitais
O comércio através das redes sociais torna o processo de compra mais prático e interativo, do que o mercado eletrónico tradicional.
Isto porque os consumidores podem consultar feedbacks mais próximos sobre as marcas e os produtos, ver fotografias de clientes reais…
E, sobretudo, podem divertir-se enquanto fazem compras no conforto das suas casas.
2 – Existe um público extremamente ativo
Existem mais de 3,6 bilhões de pessoas que usam redes sociais em todo o mundo.
Desta forma, para qualquer empresa com aspirações de crescimento, é quase impossível ignorar estas estatísticas.
Assim, se desejas maximizar as tuas oportunidades de vender online, faz sentido atuares onde os teus consumidores já estão ativos e passam muito tempo.
Lembra-te que o mercado social estimula as compras por impulso, aproveitando o interesse e entusiasmo dos consumidores.
3 – Permite-te ser competitiva
Se os teus concorrentes já estão a vender através das redes sociais e tu não, estás com certeza a perder boas oportunidades de negócio.
As empresas que são rápidas a entender os princípios e as vantagens do comércio online, inevitavelmente, vão gerar mais vendas do que aquelas que não o são.
4 – Feedback instantâneo
Teres feedbacks oportunos sobre os teus produtos e serviços, pode ser vital para o teu sucesso.
Se disponibilizares um espaço próprio para esse efeito, nas tuas redes sociais, os teus clientes vão dizer o que pensam da tua oferta.
Isto pode ser útil como publicidade futura. Além de, ainda, ajudar no desenvolvimento de novos produtos ou na modificação de produtos existentes.
5 – Fidelização e retenção de clientes
Ao implementares este tipo de estratégia no teu negócio, tens como objetivo vender e promover a tua oferta.
Contudo, também pretendes construir bons relacionamentos com os consumidores.
Ao usares essa oportunidade para te aproximares de potenciais clientes, podes construir e manter relações de confiança e de lealdade.
Isso, por sua vez, cria clientes felizes e satisfeitos com o teu serviço, aumentando a sua fidelização.
No entanto, o comércio através das redes sociais só será benéfico para o teu negócio, se for bem feito. Formula uma estratégia sólida e arrisca. As empresas que já usam este tipo de vendas sabem que vale a pena!