“Tão caro!!!!???”
É esta a expressão que é traduzida em muitas outras em resposta à solicitação de preço.
Não é comigo que acontece, mas é o que acontece a muitas das minhas clientes e pessoas com quem contacto.
E estas pessoas são, na sua maioria, a artesã que trabalhou a peça durante horas e que vê agora o fruto do seu trabalho a ser desvalorizado pelo potencial cliente.
Já te aconteceu?
Não te vou apresentar um milagre. Ele há clientes para tudo e alguns nem com mil argumentos vão perceber que o problema não está no que fazes e sim no seu poder de compra ou na sua gestão de prioridades. São muitos os que querem comprar material EXCLUSIVO a preço de vulgaridade.
O que posso sugerir é que quem vende dê valor ao que faz. Sem receios, nem vergonhas.
Se o que tens para vender levou horas a conceber e é uma peça única, exclusiva com material de primeira qualidade? Vai publicitando isso também. Educa quem te “visita”, informa-os sobre o tempo que dedicaste às tuas peças. Tu queres que quem vem ter contigo, tenha consciência do teu valor.
E se és um comprador? Quando te informam do valor de alguma peça, tenta perceber o trabalho que está por trás dessa peça. Normalmente não é feita em série; é um serviço personalizado. Houve alguém que lhe dedicou tempo; talento e técnica. E tudo isto se paga! Porque não foi feito com um trabalho quase escravo nem com exploração de trabalho infantil. Foi feito por alguém que faz do seu atelier o seu escritório e que retira o seu sustento do que sobra depois de pagar os devidos impostos e segurança social. Alguém como tu que só quer ter o direito de viver do seu trabalho 😉