fbpx

O propósito das redes sociais

Se pensarmos sobre o que é uma rede social, rapidamente chegamos à conclusão de que é um “sítio” para socializar; conviver; eventualmente conhecer gente nova.

Também é certo que todo o negócio que se preze deve estar presente em algumas redes sociais. Aquelas que fizerem sentido para aquele negócio e isto vai variar de negócio para negócio e hoje não me vou focar nisso.

Dito isto, chegamos a duas conclusões:

As pessoas vão às redes sociais para socializar e os negócios devem estar presentes nas redes sociais.

Ora isto é de alguma forma contraditório porque os negócios que estão presentes na internet querem vender e os potenciais compradores querem socializar.

Vou dar-te um exemplo da vida real. Conheces alguém que vá a um encontro de amigas e que enquanto disfrutam de momentos divertidos, de partilha, de lazer, etc Aproveite e mostre o mais recente catálogo de algo que tem para vender?

Normalmente para que corra bem, aquele catálogo não vai travar as conversas, nem impedir que se riam e divirtam. É um apontamento no encontro do grupo e o folhear do catálogo vai ser também um momento de partilha e de entusiasmo.

O que é que eu quero dizer com isto?

Devemos ver as redes sociais como um encontro de amigas. Se sempre que estivermos com elas “sacarmos do catálogo” e não falarmos de mais nada, elas vão afastar-se e provavelmente vão evitar futuros encontros.

Mas se pelo contrário, formos interessantes e a nossa amizade e entrega for genuína, é bem provável que sejam as primeiras a querer saber o que temos de novo.

Para concluir o meu raciocínio, o que quero partilhar contigo hoje é que a página do teu negócio não deve ser como um catálogo, onde só se vê produtos e mais produtos. Deve ser mais como um encontro de amigas, onde partilhas experiências; aprendizagens; o que andas a ler e a ouvir e onde as ouves com interesse genuíno (como uma boa amiga faria). E depois também mostras um pouquinho do que tens para vender.

Desta forma crias proximidade, ensinas algo e a venda torna-se um processo natural.

Partilha comigo se é isto que fazes, ou se vais mudar alguma coisa.