Vender com emoção…
Nunca se vende só uma coisa física, a venda é sempre feita com base na emoção. Tudo o que vendemos são emoções.
Quando compramos o nosso foco está no bem que nos vai fazer, em quão bem nos vamos sentir, em como nos vamos sentir melhores pessoas, ou mais belas. Também podemos sentirmo-nos mais inteligentes, ou mais corajosos, audazes. Podemos através de um click de compra estar a comprar segurança, conhecimento, riqueza, um sonho.
O que quero dizer com isto, é que quando vendemos algo, vendemos sobretudo a solução, o sentimento que aquela pessoa vai ter ao comprar aquela peça.
Na compra de um champô compra-se um cabelo brilhante, sedoso, com volume, sem volume, etc. Aquilo é só para lavar o cabelo.
Na compra de um livro compramos tanta coisa diferente: uma história que não vivemos; uma viajem que não fizemos, procuramos uma nova forma de viver, etc. Mas é só um livro
Na compra de um vestido é exatamente igual. Compra-se a elegância que o momento vai requerer, ou o conforto, ou a sobriedade. No fundo compra-se as emoções que queremos sentir nos momentos para os quais achamos o vestido adequado.
A minha sugestão é que te foques no teu cliente, na emoção que ele procura e lhe vendas exatamente isso. Não vendas só um vestido de corte XPTO e com o decote blábláblá… Vende o vestido que vai ajudar alguém a sentir uma boa emoção quando o vestir.
Comenta aqui se isto faz sentido para ti? E que emoções procura o teu cliente?